4 Transtornos de Personalidade da Actualidade

PorSara Paiva

4 Transtornos de Personalidade da Actualidade

Já não é a primeira vez que lhe falamos de transtornos de personalidade. No entanto, hoje em dia tem havido um aumento do número de casos de alguns deles que geraram a necessidade de abordá-los aqui também. Apesar de não serem tão comuns como aqueles que lhe apresentamos no artigo Quais os transtornos de personalidade mais comuns?, ainda assim apresentam números consideráveis, e por isso merecem o nosso destaque. Veja quais são aqui!

Transtornos de Personalidade da Actualidade

Anti-social

À primeira vista pode não parecer um transtorno de personalidade. Muitas pessoas se autocaracterizam como  anti-sociais. No entanto, dependendo do nível, elas podem sofrer de um transtorno de personalidade. E apesar de parecer que não traz grandes problemas, a verdade é que poderá sim, e sérios problemas.

Estas pessoas são incapazes de se adequar às regras sociais, e muitas vezes são falsas e hipócritas. Muitas vezes ficam agressivas e irritadas, especialmente quando são expostas aos outros. Além disso, existe uma grande dificuldade por parte destas pessoas de planearem o seu futuro.

São pessoas irresponsáveis e muitos são incapazes de demonstrar remorso por algo que fizeram. Uma grande parte também é manipuladora e sedutora.

Paranoide

Este é outro transtorno cada vez mais comum na actualidade. As pessoas que sofrem de transtorno paranoide têm excesso de confiança, mesmo quando não têm motivos para tal. Preocupam-se excessivamente com a lealdade dos seus amigos, e por isso são incapazes de confiar em alguém.

Estas pessoas também guardam rancores dos outros muito facilmente, até porque acreditam que a reputação está sempre ameaçada ou posta em causa. Por isso mesmo eles duvidam constantemente da fidelidade dos seus parceiros.

Esquizotípica

As pessoas que sofrem deste transtorno são extravagantes, quer no comportamento, quer na aparência. Elas acham que são perceptivas mais do que o normal, e acreditam que conseguem prever coisas. Por isso costumam ser pessoas muito ansiosas, com muitas superstições e crenças infundadas e estranhas.

Eles são incapazes de ter amigos íntimos porque sofrem de desconfiança constante. A dificuldade em demonstrar afectos está presente diariamente, independentemente de com quem estão a lidar.

Esquizóide

Hoje em dia tem havido uma tendência crescente para o desenvolvimento deste transtorno de personalidade. As pessoas que sofrem dele preferem fazer coisas sozinhas, e não têm qualquer prazer em relações íntimas. Geralmente não demonstram interesse por experiências sexuais, até porque grande parte não sente prazer.

Estes também não têm amigos íntimos ou próximos, não mostram nenhuma reacção a críticas e elogios, e emocionalmente são pessoas frias.

Sobre o autor

Sara Paiva editor

Deixar uma resposta