Ano Novo, Nova Vida! Aprenda a fazer planos para o ano que se avizinha!

PorSara Paiva

Ano Novo, Nova Vida! Aprenda a fazer planos para o ano que se avizinha!

A chegada do ano novo é sempre uma boa oportunidade para mudarmos algumas coisas, e para traçar planos para alcançarmos o sucesso. É uma motivação extra, e por isso devemos agarrá-la com todas as forças.

A maior parte das pessoas aproveita a chegada do novo ano para fazer uma lista com objectivos a cumprir. Pode ser entrar para o ginásio, conseguir um novo emprego, montar um negócio, ter filhos, entre outras coisas. No entanto, o que acontece com a maior parte das pessoas é que no início até estão motivadas, mas depois até se esquecem da lista que fizeram.

O grande segredo está na forma como pensamos essa lista. Geralmente as pessoas pensam no que devem mudar, mas não focam em como a sua vida deveria ser.

A grande questão está aqui. Isso acontece porque quando nos focamos naquilo que queremos mudar, acabamos por nos esquecer de alguns campos da nossa vida que estão bem.

Assim, para que os seus planos corram exactamente como gostaria, veja algumas dicas para que este ano de 2018 seja o seu ano!

Ano Novo, Nova Vida! Aprenda a fazer planos para o ano novo

Dicas para montar planos do ano novo

Antes de mais nada deve fazer-se a si mesmo algumas perguntas. A primeira de todas deve ser algo como “O que preciso fazer/ter para estar em equilíbrio?”.

A verdade é que cada pessoa é diferente. O que me faz estar em equilíbrio pode não ser o mesmo que o faz a si. A sociedade impõe-nos regras, mas a realidade é que elas não assentam bem em todas as pessoas. É verdade que devemos perder peso para ficarmos saudáveis, é verdade que devemos deixar de fumar. Mas já pensou se essa é a sua vontade?

O que tem de pensar é naquilo que é importante para si. Ao fazer o plano para o ano novo olhe para si mesmo, e respeite as suas vontades.

Tenha atenção à quantidade de objectivos que inclui também. Lembre-se que quanto mesmos itens, mais realizáveis eles serão.

Deve ainda colocar na equação o tempo que tem disponível. Se quer perder peso, por exemplo, deve ter em conta que precisa de tempo livre para se exercitar. Não há coo fugir a isto. Se queremos investir em algo, temos de dispor de tempo para realizar as actividades a que nos propomos.

Por isso, ao pensar nos itens a incluir na sua lista, deverá perder um bocado de tempo a organizar o seu horário. Faça uma espécie de agenda. Não quer dizer que tenha de segui-la à risca. Imprevistos acontecem, e é normal não conseguirmos fazer tudo a que nos propomos, quando nos propomos. Mas faça sempre uma leitura diária da sua agenda. Isso vai mantê-lo no foco e vai mantê-lo motivado.

Sobre o autor

Sara Paiva editor

Deixar uma resposta