Como desenvolver a inteligência emocional?

PorSara Paiva

Como desenvolver a inteligência emocional?

Muitos estão preocupados com o seu nível de QI, mas esquecem-se da Inteligência emocional (QE). Muitos estudiosos já vieram defender que a Inteligência emocional é muito mais importante do que o Quociente de Inteligência medido pelos Testes de QI.

Ao contrário do QI, o QE não diz respeito aos conhecimentos intelectuais e científicos. A inteligência emocional diz respeito ao saber lidar e reconhecer as emoções e sentimentos, de forma a desenvolver-se emocional, pessoal, e profissionalmente.

Esta é uma habilidade que, quando é bem desenvolvida e trabalhada, faz com que tenhamos um melhor relacionamento com as outras pessoas. Isto faz com que haja um maior entendimento nas relações pessoas, e que consiga ter uma melhor interacção e comunicação em todas as áreas da sua vida.

Como podemos ver, a inteligência emocional é tão, ou mais, importante que o Quociente de Inteligência.

Dicas para desenvolver a inteligência emocional

Para ter um melhor desenvolvimento da inteligência emocional, trazemos-lhe algumas dicas para ajudá-lo a desenvolver o seu QE, e assim alcançar o equilíbrio entre a emoção e a razão.

dicas para desenvolver inteligência emocional

Atente e analise o seu comportamento

A primeira coisa a fazer é estar atento às reacções que tem diante de situações que vai vivenciando. Depois de observar as reacções que teve, analise-as e entenda de que forma elas impactaram as suas relações e o seu dia. Sempre que perceber que essas atitudes trazem efeitos negativos, mude.

Tenha domínio das suas emoções

Tenha sempre em mente que a impulsividade nunca é a escolha acertada. Por isso deverá ser capaz de dominar os seus impulsos antes de tomar qualquer decisão. Faça exercícios de respiração sempre que estiver stressado, ou quando a impulsividade tomar conta de si.

inteligência emocional dicas

Lide com as suas emoções negativas

Nós sabemos que não temos só momentos bons, os maus momentos acontecem, e os sentimentos negativos aparecem. Medo, raiva, tristeza e insegurança são comuns. No entanto, o importante não é evitar esses sentimentos, mas dominá-los e lidar com eles da melhor forma.

Tenha autoconfiança

Para ser bem sucedido tem de acreditar nas suas habilidades e no seu potencial. Tenha autoconfiança. Acredite que consegue tudo aquilo a que se propõe.

Saiba lidar com a pressão

A verdade é esta – Somos pressionados por todos os lados, e somos cobrados constantemente. Por essa mesma razão é que é tão importante sabermos lidar com essa pressão para que a emoção não nos controle.

expressar sem medo

Expresse-se sem medo

Quando dizemos para controlar as suas emoções não estamos a dizer que não precisa demonstrá-las e expressá-las. Devemos, sim, exprimir aquilo que pensamos e sentimos, mas de forma racional.

Empatia

A empatia é fundamental para perceber o que os outros sentem. Coloque-se na pele do outro e com certeza terá relações mais saudáveis. Isso vale para todo o tipo de relacionamento, mesmo na área profissional. Isso fará com que se torne mais compreensivo e tolerante.

Experimente exercitar todas estas habilidades. Os benefícios são muitos, em todas as áreas da sua vida. A inteligência emocional pode ser um grande diferencial na sua vida. Exercite-a e desenvolva-a.

Sobre o autor

Sara Paiva editor

Deixar uma resposta