CURSO DE PSICOPATOLOGIA GERAL

PorGelson Daniel

CURSO DE PSICOPATOLOGIA GERAL

CURSO DE PSICOPATOLOGIA GERAL

  1. Identificação do Curso

Nome do Curso: PSICOPATOLOGIA

Área do conhecimento: PSICOLOGIA CLÍNICA E JURÍDICA

Carga horária: 80 horas/aula

Previsão do nº máximo de vagas:  200

Datas:SETEMBRO 2019.

  1. Professor(a) responsável

Organizadores: EGFOCUS – Serviços especializados de psicologia

Ministrante: ALTIERE DUARTE PONCIANO LIMA

 MINI-CURRÍCULO: Possui graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia (2008). Fez formação em Saúde Mental e Direito no IPq – USP com habilitação a perícia psicológica. Está cursando o Mestrado Internacional em Ciências Criminológico-Forense na Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales de Buenos Aires, Argentina. Aluno da formação em Psicanálise do Corpo Freudiano – Escola de Psicanálise – Seção Belém. Atua como psicólogo clínico e jurídico, além de exercer cargos de responsável técnico e diretor executivo da Fortiori Consultoria em Psicologia. Professor da Pós-graduação em Avaliação Psicológica da Dalmass – Escola de Líderes, ministrando aulas nos módulos de Avaliação Psicológica no Contexto Pericial e Forense, Elaboração de Documentos provenientes de Avaliação Psicológica, Orientação Profissional e de Carreira e Supervisão. Atua como Perito Ad Hoc e Assistente Técnico em causa Civis, Criminais e Trabalhistas. Desenvolve pesquisa sobre interface do Direito Penal com a Psicanálise, em especial a atuação do Psicólogo no Sistema Prisional Brasileiro, o Exame Criminológico e a Individualização da Execução da Pena pelas estruturas clínicas da Psicanálise. Foi presidente da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica -ABPJ, gestão 2015-2017. É Diretor da Regional Norte da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica – ABPJ, gestão 2017-2019. É coordenador do Projeto de Pesquisa e Extensão Psicologia nas Ruas com objetivo de reduzir riscos e levar informação a população sobre saúde mental e qualidade de vida. É coordenador no Estado do Pará do Projeto GDUCC – Grupo de Diálogo Universidade-Cárcere-Comunidade, uma parceria da USP-FORTIORI-SUSIPE. É coordenador técnico de Psicologia Clínica e Jurídica da EgFocus em Luanda, Angola.

  1. Justificativa

Um dos aspectos mais importantes do atendimento psicológico, independente da área de atuação, é o reconhecimento de sintomas psiquiátricos conscientes que são patológicos. Sem este conhecimento o tratamento psicoterapêutico pode ocorrer com grandes chances de insucessos, tendo em vista que os fatores psíquicos e somáticos estão intimamente interligados e podem interferir significativamente no processo.

É necessário haver uma correta integração entre os aspectos biopsicosociohistóricos do individuo e a evolução de seus sintomas para um diagnóstico pontual e assim seja prescrita a dose correta de medicação e o tratamento seja otimizado e as chances de sucesso sejam maiores do ponto de vista psiquiátrico e psicológico.

Compreender os fenômenos psicopatológicos requer estudo aprofundado de outras categorias que compreendem desde o nascimento dos estudos da psicopatologia dos funcionamentos psíquicos, a quem os discursos de controle dos pacientes adoecidos servem e como é possível dialogar no campo da multi e interdisciplina a partir de saberes como a semiologia, medicina, psiquiatria e psicologia.

Métodos de diagnóstico também são necessários para que os mesmos sejam baseados em evidências científicas e assim possa ser dado um melhor direcionamento quanto ao prognóstico.

 

  1. Objetivos

Instrumentalizar o aluno para promover análises e reflexões críticas sobre as principais características das doenças psicopatológicas, conhecendo todos os sistemas de classificação, as categorias nosológicas, os critérios diagnósticos e os possíveis prognósticos.

  1. Público alvo e Pré-requisitos:

Alunos e profissionais de psicologia e áreas afins

  1. Ementa:

A história da loucura; Diálogo entre Medicina, Psiquiatria, Psicologia e Saúde Mental; Aspectos gerais da Semiologia Psiquiátrica; Definição de Psicopatologia; O conceito de normalidade; Princípios Gerais do diagnóstico e psicopatologia; Compêndio, CID-10  e DSM-V; Avaliando os paciente e as funções psíquicas alteradas; Consciência; Atenção, Orientação Tempo e Espaço;  Sensopercepção, Memória, Afetividade; Vontade, Psicomotricidade; Pensamento; Juízo de realidade; Linguagem, Inteligência, Personalidade; Diferença entre Sintoma e Síndrome; Demências; Alzheimer; Ansiedade, Humor; Depressão, Mania; Bipolaridade; Fobias; Transtorno Obsessivo-Compulsivo; Somatizações; Conversões Histéricas; Transtornos Alimentares; Psicoses; Esquizofrenia; Paranóia; Substâncias Psicoativas; Alcool; Tabaco; Maconha; Cocaína; Crack; Síndromes sexuais; Transtornos da Personalidade; Paranóide; Esquizóide; Esquizotípica; Dependente; Evitante; Obsessivo-compulsiva; Borderline; Antissocial; Narcisista; Histriônica; Transtornos da infância e da adolescência; Desenvolvimento da criança e do adolescente; Transtornos do neurodesenvolvimento; Deficiências intelectuais; Transtorno da linguagem, da fala, da fluência, da comunicação social; Transtorno do espectro autista; Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade; Transtornos específicos da aprendizagem; Transtornos motores; Transtornos alimentares; Transtorno de ansiedade; Transtornos do humor-depressão; Transtorno fóbico-ansioso; Transtorno de ansiedade social; Transtorno de conduta; Problemas de relacionamento com os pais; Abuso, negligência e maus tratos; Estudos de Caso.

  1. Metodologia

Aulas expositivas divididas em 04 módulos.

  1. Introdução a Psicopatologia Geral – 30 horas.

  2. Transtornos da Infância e da Adolescência – 20 horas.

  3. Transtornos de Personalidade – 10 horas

  4. Psicopatologia Forense – 20 horas.

 

Sobre o autor

Gelson Daniel editor

Deixar uma resposta