Estratégias de Manipulação usadas por pessoas tóxicas

PorSara Paiva

Estratégias de Manipulação usadas por pessoas tóxicas

Já alguma vez se perguntou porque alguém que é maltratada sempre volta para o agressor? Porque se sujeita a certas coisas? São maltratos físicos e emocionais constantes, mas que são permitidos pela vítima.

Nós, que estamos de fora, não conseguimos perceber porque alguém permite que alguém o trate tão mal. Mas a verdade é que existem razões bem mais profundas, as quais passam até à parte da consciência da própria vítima.

Muito tem a ver com algumas estratégias de manipulação que o agressor usa para ter a vítima sob total controlo.

Estas estratégias que as pessoas tóxicas usam são muito subtis, mas a verdade é que elas ficam intrínsecas no ínfimo da vítima, alterando até a sua forma de ser, pensar, e agir, de forma totalmente inconsciente e irracional.

O agressor aproveita-se da confusão e do desespero para aplicar essas estratégias. São naqueles momentos em que estamos mais frágeis que eles se aproveitam, porque sabem que nos encontramos mais vulneráveis, e por isso mais fáceis de manipular.

Estratégias de Manipulação usadas pelo agressor

Apesar destas estratégias de manipulação serem usadas maioritariamente por agressores e pessoas tóxicas, a verdade é que nós mesmos já fizemos uma ou outra coisa em algum momento da nossa vida.

Palavras

Palavras podem ser usadas com determinados fins. Neste caso, falamos daquelas usadas para manipular.

Quando alguém não consegue argumentar mais, acaba por ficar enfurecido. É nesta altura que tenta colocar a situação na outra pessoa, fazendo com que o outro se sinta culpado.

Esta atitude, mesmo que de forma subtil, faz com que a outra pessoa fique mais vulnerável.

Dúvida

Outra forma de manipulação é colocar a dúvida na mente da vítima. Frases como “Eu não disse nada disso!”, “Estás louca? Onde foste tirar essa ideia?” fazem com que a pessoa comece a duvidar da própria realidade.

O agressor faz de tudo para que a vítima duvide da sua própria realidade para que use isso a seu favor.

Amor

Outra das estratégias de manipulação usadas pelas pessoas tóxicas é colocarem a culpa de tudo o que fazem no amor.

Um estalo, um murro, um insulto. Tudo é desculpável com o amor. O amor não é violento, por isso não há como se desculpar com um sentimento tão nobre.

Consequências

Outra das estratégias usadas por pessoas tóxicas é sempre ameaçar com consequências. “Se fizer isso vai acontecer aquilo”, “se não o fizer já sabe quais serão as consequências”, “acho melhor não fazer isso, porque já sabe o que vai acontecer depois”.

Isto não passa de chantagem emocional. E os agressores sabem bem como a hão-de fazer. Aliás, eles são mestres neste tipo de chantagem que coloca a vítima na mão deles.

Sobre o autor

Sara Paiva editor

Deixar uma resposta