Intoxicação emocional – Sinais que o corpo envia

PorSara Paiva

Intoxicação emocional – Sinais que o corpo envia

Já ouviu falar sobre intoxicação emocional? Esta é a realidade de milhões de pessoas em todo o mundo, apesar da maioria não se dar conta que não está bem emocionalmente.

De um determinado momento para cá, sente-se mais irritado, qualquer coisa o deixa enervado, em baixo, com vontade de deixar tudo para trás. O interesse pelas coisas desapareceu.

É quase como se vivesse numa verdadeira montanha russa. Num momento está muito feliz, noutro chora a prantos. Muitas vezes age de forma inconsciente, não consegue expor os seus pensamentos e emoções de forma clara, o que causa problemas sérios na sua vida diária.

Se está a passar por um momento assim, então é muito provável que esteja a sofrer de uma intoxicação emocional.

7 sinais de que sofre de intoxicação emocional

Para ajudar a perceber se se encontra numa intoxicação emocional, ou não, aqui mostramos-lhe alguns sinais que o seu corpo lhe envia quando passa por essa situação. Confira!

1 – Está sempre na defensiva

Pessoas com intoxicação emocional estão sempre com a sua protecção activada, muito por medo de sofrer com qualquer coisa que aconteça, até porque muitas delas fogem do nosso controlo.

2 – As percepções estão alteradas

Outro dos sinais que o corpo envia quando está sob intoxicação emocional é que fica com as suas percepções alteradas. Não escuta a si mesmo, nem os outros. Chega o fim do dia a pensar que tudo o que fez foi uma perda total de tempo.

Fica o dia todo nervoso, impaciente, e as suas reacções demonstram descontrolo.

3 – Critica-se constantemente

Outro dos sinais mais evidentes de que está com intoxicação emocional é quando passa a criticar-se constantemente. Se é verdade que a auto-crítica nos ajuda a crescer, a verdade é que em excesso causa grandes danos, incluindo na nossa auto-estima.

4 – Sente-se inseguro

Em momentos de intoxicação emocional é muito comum que inseguranças passadas retornem. Elas chegam de tal forma que controlam por completo a sua vida.

5 – Sente que ninguém nota a sua presença

Quando estamos emocionalmente sobrecarregados temos uma tendência a oprimir-nos e deixamos que a nossa presença simplesmente se apague. Não é que os outros não notem a sua presença, mas é você que se afasta de todos os olhares, muito pela insegurança que sente e a baixa auto-estima que cultivou nos últimos tempos.

6 – Não consegue avançar

Faz de tudo para seguir em frente mas não consegue avançar? Então é provável que o seu bloqueio mental o esteja a impedir de dar um passo em frente.

As emoções tomaram conta de si de tal forma que se sente incapaz de tomar decisões, e isso faz com que estagne.

7 – Não consegue desfazer-se de nada

A intoxicação emocional faz com que tenhamos um grande medo em nos desfazermos de qualquer coisa ou alguém, mesmo que seja algo que nos cause sofrimento e dor.

Se apresenta estes 7 sinais de intoxicação emocional, o melhor é procurar um profissional que possa ajudá-lo a ultrapassar esta situação delicada.

Sobre o autor

Sara Paiva editor

Deixar uma resposta