Como Lidar com a traição

PorGelson Daniel

Como Lidar com a traição

Lidando com a traição

Traição é como um vaso que se quebrou?

Pode ser colado novamente? haverá marcas? São avaliações válidas.

Normalmente não imaginamos que seremos traídos. Creio que normalmente somos otimistas, ainda bem, pois se fossemos tão pessimistas, ou até mesmo realistas como alguns defendem, não entraríamos em relacionamentos por medo dos problemas que podem surgir. Mas continuamos, aliás, desejamos ter relacionamentos. Alguns sofrem quando estão sós. E este deve ser o motivo: a solidão também pode assustar, e por mais que doa ser traído sempre há chance de não acontecer, também há a chance de talvez não doer tanto, ou até mesmo de nunca sabermos que aconteceu. Mas quando acontece…

Um psicologo pode ajudar no atendimento da pessoa que percebe necessidade de apoio quando ocorre a traição.

Porque dói tanto ser traído

A dor vem de vários caminhos: A decepção, pois podemos perceber que não a conhecíamos tão bem como pensávamos. A raiva de nós mesmos, pois podemos pensar que de alguma forma somos responsáveis. Pode haver pensamentos sobre nunca mais encontrar alguém que possa ser fiel aparecem com a traição e tornam a vida um tormento. Podemos perdemos a esperança de sermos felizes novamente.

A pessoa traída pode ser comparar com o outra pessoa que foi objeto de traição, e se não sabe quem é pode ser pior pois sua imaginação pode faze-la sentir-se inferior, feio, sem graça, menos inteligente, etc..

De quem é a culpa da traição?

De quem traiu ou de quem foi traído? será que há culpa? Na verdade cada situação tem sua dinâmica e elementos próprios.

Porque as pessoas traem?

Não existe uma causa única. Cada pessoa tem motivação diferente. Uns traem porque sentem que não deveriam se limitar a poucas experiências. Outros simplesmente consideram que tem esse direito, normalmente os homens são criados assim, já ouvi pessoas acreditando eu a traição faz parte da natureza masculina. O que nem está muito errado, se considerarmos que ainda somos primitivos. Explico melhor no item abaixo Porque o homem trai mais do que a mulher. De certa forma a biologia e a evolução nos programou para que os homens traiam mais. Observe que os homens produzem espermatozóides novos e saudáveis por um tempo bem grande de suas vidas, é como se a própria natureza dissesse assim “procrie o máximo que puder”. Já as mulheres nascem com um numero limitado de óvulos, estes óvulos envelhecem e ficam doentes junto com ela pois não se renovam, é como se a natureza dissesse “você tem um material muito raro e valioso, portanto escolha bem com quem você vai dividir”. E assim temos as mulheres mais seletivas, com necessidade de formar família estável e homens.

O homem trai mais do que a mulher?

De certa forma a biologia e a evolução pode ter nos programado para que os homens traiam mais. Observe que os homens produzem espermatozóides novos e saudáveis por um tempo bem grande de suas vidas, é como se a própria natureza dissesse assim “procrie o máximo que puder”. Já as mulheres nascem com um numero limitado de óvulos, estes óvulos envelhecem e ficam doentes junto com ela pois não se renovam, é como se a natureza dissesse “você tem um material muito raro e valioso, portanto escolha bem com quem você vai dividir”. E assim temos as mulheres mais seletivas, com necessidade de formar família estável e homens com necessidade apenas de espalhar suas sementes o máximo possível, e ainda por cima com o lema “caiu na rede é peixe”.

Claro que esta explicação são tira o peso de cima dos traidores, esta teoria explica mas não justifica, principalmente porque não somos primitivos, não somos animais nem homens das cavernas.

Como saber se estamos sendo traído

Seria ótimo pudéssemos ter 100% de certeza, mas algo que você pode fazer é avaliar o relacionamento. Caso você perceba algum indicio de traição pense se poderia tocar no assunto, avalie se deseja investigar este assunto e como seria o melhor.

É possível evitar a traição?

Não temos controle sobre o comportamento da outra pessoa. Podemos tentar conhecer o outro ao máximo que pudermos.

E quando foi você quem traiu…

O traidor também pode sofrer, algumas vezes sofre mais do que a pessoa que foi traída. O traidor pode avaliar como um ato improdutivo e pode se reavaliar mediante o ocorrido.

Sobre o autor

Gelson Daniel editor

Deixar uma resposta