Não permita estes maus-tratos na sua vida!

PorSara Paiva

Não permita estes maus-tratos na sua vida!

Existem alguns maus-tratos subtis que nos podem causar um sofrimento ímpar. Por isso devemos ter muita atenção a eles e não deixar que ninguém nos faça tal coisa, NUNCA! Se algo o magoa, se lhe faz mal, se faz sofrer, reclame, mas não deixe que esses maus-tratos lhe causem dor, baixa auto-estima e insegurança!

É importante ter em conta que os maus-tratos não se referem apenas a violência física ou psicológica. Existem alguns maus-tratos tão subtis que até passam despercebidos em muitas ocasiões. No entanto, com o passar do tempo, eles vão destruindo o nosso íntimo, deixando marcas muito profundas.

Falamos de ataques encobertos que nem nos apercebemos, e por isso não costumamos reagir. Ou porque não se trata de uma agressão directa, ou porque sabemos que a intenção da outra pessoa não era a de nos magoar.

A questão é que, quando essas acções são constantes, acabam por destruir a nossa própria auto-estima e a confiança em nós mesmos.

Como se dão os maus-tratos subtis?

Estes maus-tratos subtis podem ser feitos até pelos nossos próprios pais ao nos dizerem, desde pequenos, que somos isto ou aquilo. Até pode ser uma coisinha pequena, como dizerem que somos desastrados, mas isso tem implicações sérias na nossa própria forma de ser e viver.

Obviamente que os nossos pais nunca diriam nada para nos prejudicar, e nós sabemos disso. No entanto, a verdade é que quando algo é repetido várias vezes, acabamos por acreditar nisso, e ficamos com uma baixa auto-estima e muita insegurança.

Se é verdade que estes maus-tratos subtis causam muita dor e sofrimento, também é verdade que são muito comuns na nossa vida. Por causa da sua subtileza, é muito comum que não consigamos reagir a eles.

Como agir perante esses maus-tratos?

Primeiro tem de ter consciência de que palavras magoam, e elas podem magoar tanto, ou mais, que uma agressão física. As feridas internas que as palavras causam podem ser tão dolorosas como uma ferida no corpo.

É importante que não deixe que nada o afecte. Se não gostou de algo que lhe disseram, fale, reclame, berre e faça ver que essa situação não é possível. Expresse-se de forma clara e explique que as palavras o magoaram profundamente e que não permitirá que algo aconteça novamente.

Estabelecer esses limites é muito importante, quer para si, quer para que os outros saibam que daquela barreira não podem passar se quiserem continuar a se relacionar consigo.

É muito difícil lidar com este tipo de situação, até porque a pessoa que diz essas coisas não vê mal algum naquilo que diz. Ela é incapaz de admitir e reconhecer que o que disseram é de muito mau gosto. Por isso é tão comum que elas repitam sempre as mesmas acções.

Por isso é tão importante que falemos quando algo não nos agrada. Não temos de suportar nada por ninguém, mesmo quando era suposto ser uma simples brincadeira.

Sobre o autor

Sara Paiva editor

Deixar uma resposta