O Distanciamento Social e as Famílias – Por: Psic. Abiude Mainsel

PorGelson Daniel

O Distanciamento Social e as Famílias – Por: Psic. Abiude Mainsel

O Distanciamento Social e às Famílias

 Por: Psic. Abiude Mainsel

Distanciamento Social

Trata-se de um conjunto de medidas adotadas em tempos de distanciamento social, tendo em conta a fase que delicada que o mundo se encontra com essa pandemia do COVD-19.
Famílias: O distanciamento social pode afetar a saúde, expondo os indivíduos em situações de estresse, de ansiedade, e depressão.
O distanciamento social não é bem recebido no seio das famílias, uma vez que afeta a Economia do País, e da família em si.
É importante, que durante o período de distanciamento social as famílias mantenham-se activas e cuidem de sua saúde Mental.

A preocupação de muitas famílias em relação ao distanciamento social, surge em relação ao pensamentos como exemplo: Quando vai terminar esse de distanciamento?
Como vou sustentar a minha família nesse período de distanciamento social?
Dicas as famílias, * se para tornarem sólidas* durante esse período de distanciamento social:
Evite isolar-se, como é custome de algumas pessoas, adolescentes, principalmente! que preferem passar a maior parte do seu tempo no quarto e nas redes sociais, procure passar esse período com sua família e em comunhão familiar Ajudara na redução de estresse, a manter a saúde física e mental de todos no vejo familiar

Aproveitem o momento façam comidas deliciosas como se cada dia fosse uma data super especial, cuidem da organização da casa em família, façam uma lista das actividades do lar onde todos os membros da família estão incluídos, inclusive as crianças, cada função de acordo a idade, isso também pode servir de diversão pra família! Aproveitem o momento pra se divertir, ouçam músicas, façam um plano de exercício físico ou vejam um filme educativo, tirar o tempo pra revisar com seus filhos as matérias escolares, incentive o hábito de leitura aos seus filhos, existem cursos online pela internet também é uma boa opção nessa fase, ensine também seus filhos a cozinhar, orar, cantar, criar e brincar.

Esforça-te para diminuir os conflitos e estresse no lar durante essa fase, visto que nesta fase não é possível ter empregados domésticos, neste caso as actividades do lar ficam a cargo da família. Muitos Pais não conhecem bem os seus filhos aproveitem esse tempo do Distanciamento social, para conhece-los e educa-los melhor, saber qual é a sua cor favorita, músicas ,filmes, desenhos animados preferidos, procure obter a confiança e amizade com os seus filhos nessa fase.

Aproveitem para brincar com seus filhos, e saber o que eles pensam e sentem! Ajudá-los a moldar o seu caráter e escolhas, converse com os seus filhos regularmente *, *para que ele saiba que os pais se preocupam e arranjam formas de estar presentes em suas vidas, vai ajudar na formação da personalidade dos vossos filhos.

Aos pais:

Este Distanciamento vem dar-vos uma grande lição!
Os filhos, passam maior parte do seu tempo nas creches, babás, escolas, ATL.
Alguns pais e filhos só se veem no período da noite, e alguns pais nem chegam a ver seus seus filhos acordados, e seus filhos não chegam a ver seus pais chegaram em casa, por causa da correria do dia dia e do trabalho,é fundamental que haja condições materiais, físicas, psicológica e emocionais, para criar uma criança.

Pais lembrem-se que as crianças nessa fase ficam mais sensíveis, por não estarem acostumadas a nova realidade do distanciamento social, por isso é normal que nesta fase elas chorem de vez em quanto e com frequência, têm birras, partem coisas, porque estão acostumadas a outra rotina diária onde podem se exprimir melhor

Cuidem dos vossos filhos e digam a eles o quanto amam eles

Aos casais:

Muitos casais estão juntos a tantos anos, mas não tem intimidade, e passam muito tempo longe um do outro, por causa do trabalho e actividades do dia-a-dia.
Sugestão: Aproveitem essa fase para reforçar a vossa intimidade,aproveitem o momento pra conversar bastante, rever e fazer planos futuros, *façam uma análise de como está a educação dos vossos filhos, façam um programa de cinema em casa à dois,* façam pipocas, e ponham as crianças pra dormir mas cedo.*

Façam uma lista de actividades:

Façam uma análise da vossa relação, e das mudanças que podem ser feitas pra melhorar a vossa relação, partilhar as actividades da casa, também vai ajudar a reforçar os laços entre si! Não deixar que as actividades e o cuidado com as crianças, fique somente a cargo da esposa mostra verdadeiro amor, respeito e consideração pela esposa focando-se nestas coisas, vai ajuda-lhe a manter-se longe de pensamentos e ideias negativas, este é o momento de aproveitar e meditar em coisas espirituais isso vai lhe ajudar muito nessa fase , aproveitem também esse tempo pra reflexões, pra construção de novas ideias e objetivos futuros, Aproveitem esse período de Distanciamento social, cuidem-se, respeitem-se, amem-se, uns aos outros!

Dinheiro é fundamental, mas não compra tudo!

A sua família e a sua saúde, são os bens mais precisos que existem, portanto cuide dela!

Por: Psic. Abiude Mainsel

 

 

Sobre o autor

Gelson Daniel editor

Deixar uma resposta