O que são Transtornos de Personalidade

PorSara Paiva

O que são Transtornos de Personalidade

Os transtornos de personalidade dizem respeito a padrões de pensamento, percepção e sentimentos estáveis, mas os quais são diferentes das normas esperadas. Geralmente estes transtornos desenvolvem-se desde cedo e os padrões de pensamento e ação causam angústia na pessoa que sofre dele, e poderão reduzir a habilidade desta em relacionar-se com outras pessoas.

Há vários tipos de transtorno de personalidade. Cada um deles tem características diferentes, e sintomas distintos. Todos apresentam, no entanto, coisas em comum, como problemas de auto-imagem.

Geralmente os medicamentos não conseguem alterar os transtornos de personalidade. Estes ajudam apenas a reduzir os sintomas, os quais variam de acordo com a doença que apresenta.

Terapia psicossocial, ou psicoterapia, também podem ajudar a se consciencializarem do seu papel na criação dos próprios problemas, assim como ajudam a modificar o comportamento social que tanto os angustia.

Como saber se tem um Transtorno de Personalidade

Normalmente, quando uma pessoa chega à conclusão de que um determinado padrão de comportamento os está a prejudicar, alteram-no. No entanto, pessoas que sofrem de transtornos de personalidade não conseguem alterar os seus padrões de reacção, mesmo quando eles são ineficazes e negativos.

A estes padrões de reacção chamamos de mal adaptativos. Isto porque os pacientes não conseguem adaptar-se às exigências impostas pelas circunstâncias.

Estes não são regulares. Variam muito quer na gravidade, quer na duração. Geralmente, pessoas com transtorno de personalidade têm problemas moderados, mas alguns apresentam problemas psicológicos e sociais graves.

A grande parte destas pessoas vive angustiada, com muitos problemas no relacionamento pessoal, familiar, entre amigos, no trabalho, e em situações sociais.

Estes também apresentam uma maior carga de ansiedade, variações de humor, e transtorno de sintomas somáticos. Podem sofrer também de transtornos alimentares e alguns acabam por abusar de substâncias, como o álcool, drogas ou medicamentos.

Sofrer de um, ou mais, transtornos de personalidade faz com que estas pessoas reajam menos ao tratamento de outro transtorno, o que piora o prognóstico.

Porque temos transtornos de personalidade?

Os transtornos desenvolvem-se pela interacção dos genes com o ambiente. Assim sendo, algumas pessoas nascem com tendência genética para desenvolverem um determinado transtorno, mas não o desenvolvem, ao contrário de outras.

Ou seja, a tendência genética pode ser inibida, ou despoletada, pelos factores ambientais.

Estes geralmente envolvem problemas de vários tipos. Vejamos!

Identidade

As pessoas que têm um transtorno de personalidade não se olham de uma forma clara ou estável. Têm uma auto-imagem destorcida. A forma como se percebem varia de acordo com a situação em que vivem e de acordo com as pessoas com quem estão.

Também apresentam uma auto-estima irregular, podendo estar muito alta num dado momento, e no outro extremamente baixa.

Relacionamentos

Normalmente estas pessoas não conseguem estabelecer relações íntimas com outras, e muito menos estáveis. Não têm empatia, não são sensíveis, e mostram-se emocionalmente afastadas.

Elas não sabem o papel que têm na criação de conflitos, e dos próprios problemas. Por verem os problemas como causas dos outros, é muito raro procurarem ajuda por si mesmos. Normalmente só procuram ajuda quando são encaminhados por outros, ou quando chegam a um limite, mas sem perceber que os grandes causadores de conflitos são eles mesmos.

Sobre o autor

Sara Paiva editor

Deixar uma resposta