Os benefícios do auto-conhecimento

PorEG-Focus

Os benefícios do auto-conhecimento

Hoje em dia fala-se muito em meditação, e outras actividades com o objectivo de nos conhecermos a nós mesmos. Mas afinal, quais são os benefícios do auto-conhecimento? Porque devemos passar uma parte da nossa vida em busca de quem nós somos? Já não sabemos bem tudo aquilo que somos?

Estas são questões que me fazem várias vezes, e compreendo que, à primeira vista, não faça sentido gastar o nosso precioso tempo a conhecer-nos. Afinal de contas, nós conhecemo-nos desde que nascemos, e melhor do que ninguém.

No entanto, se é verdade que ninguém melhor do que nós nos conhece, também é verdade que nós passamos tanto tempo a fazer outras coisas, que nos esquecemos de olhar para nós mesmos, para quem nós somos, para o que fazemos, e porque fazemos.

Já alguma vez fez algo que depois se arrependeu, e não sabe porque agiu dessa forma? Já alguma vez se deparou com o sentimento de angústia por não saber porque algo o deixa tão irritado e deprimido?

Se sim, e acredito que sim, então é porque ainda não se conhece assim tão bem como julga. E é aí que entram os benefícios do auto-conhecimento.

 

Quais os benefícios do auto-conhecimento?

São poucas as pessoas que reconhecem os benefícios do auto-conhecimento, até que se deparam com a necessidade de olharem mais para si do que para o que os rodeia.

O simples facto de olhar para si, para o seu interior, para o mais ínfimo do seu ser, permite uma reflexão profunda sobre tudo o que é, sobre as influências que teve dos seus familiares, amigos, e situações que viveu.

A verdade é que nós somos uma mistura de personalidade própria, e de ideias pré-estabelecidas socialmente. A sociedade impõem-nos certas formas de pensar e agir, e é aí que, muitas vezes, acabamos por perder a nossa individualidade e a nossa identidade.

Este desconhecimento de nós próprios deve-se, em muito, aos condicionamentos que a sociedade e a cultura nos impõem, assim como aos modelos mentais que nos são impostos em casa, no ambiente  em que nascemos, e vivemos.

Assim, um dos maiores benefícios do auto-conhecimento é a ampliação da nossa consciência quanto a esses condicionamentos e modelos.

Quando nós nos conhecemos profundamente, somos capazes de reagir de forma diferente a determinadas situações que ocorrem na nossa vida. Somos capazes de perceber como determinadas situações têm impacto em nós, nas nossas emoções e nos nossos sentimentos.

Quando nos conhecemos, descobrimos aquilo que realmente gostamos, e para aquilo que nascemos, de facto, quer a nível pessoal, quer a nível profissional.

Quando nós passamos a conhecer-nos, deixamos ter medo das outras pessoas, e das coisas que nos podem acontecer. Somos mais auto-confiantes, mas também confiamos mais nos outros.

Passamos a olhar a vida com outros olhos, e os problemas já não nos parecem tão grandes e impossíveis de resolver.

Passamos a valorizar-nos mais, a olhar para as nossas habilidades, qualidades e competências com maior fervor. Amamo-nos mais, temos mais auto-estima, mas também somos mais capazes de respeitar os outros e aceitar os outros como eles realmente são.

Se o processo de nos conhecermos não é fácil, é verdade. Mas as vantagens são muito maiores do que o sofrimento que nos poderá causar a descoberta de alguns pontos negativos nossos.

Um psicólogo pode ajudar muito neste processo, conduzindo-o para onde realmente deve ir, sem se perder da trilha. Não deixe de usufruir de todos os benefícios do auto-conhecimento e seja muito feliz!

Sobre o autor

EG-Focus editor

Deixar uma resposta