Porque é importante os momentos de lazer na nossa vida?

PorSara Paiva

Porque é importante os momentos de lazer na nossa vida?

Hoje em dia a vida está muito mais apressada do que há umas décadas atrás. Os nossos avós tinham tempo para passear, fazer piqueniques, passar algum tempo com a família. Mas actualmente estes momentos acabam por ser muito raros.

É a correria no trabalho, que muitas vezes se prolonga para dentro das quatro paredes da nossa casa, é levar os filhos para a escola, ir buscá-los, levá-los para as actividades extra-escolares. Chegar a casa e fazer as lides domésticas. Quando olhamos para o relógio já está na hora de dormir e nem tivemos um tempinho para dedicar a nós mesmos.

Isto acontece até com as crianças. Existe uma pressão muito grande para se alcançarem bons resultados, e isso leva a que não existam tempos de lazer, momentos em que não temos absolutamente nada para fazer.

importância dos momentos de lazer

Estes momentos sem fazer nada são vistos como um grande erros, e quem o faz acaba por ficar com um sentimento de culpa muito grande.

Ansiedade e Burnout

Ora, é este ritmo sempre acelerado que leva a que as pessoas fiquem ansiosas, stressadas, podendo desenvolver quadros sérios de burnout.

As pessoas que estão nessa fase apresentam sintomas como dores de estômago, cabeça, ansiedade, sensação de tédio e raiva, e algumas vezes podem ter insónias.

Pessoas perfeccionistas têm uma maior tendência para sofrer desta condição, muito porque todo o tempo é dedicado a ser melhor, a se aperfeiçoar em todos os aspectos da vida. Pessoas ambiciosas também têm uma maior tendência em se esquecerem de usufruir dos pequenos momentos para sempre procurarem ter mais e melhor.

Actualmente, com as tablets, smartphones, as pessoas já não desfrutam dos momentos de lazer. Até nos tempos livres elas passam o tempo a consumir informação de diversas formas através desses dispositivos.

Vantagens de passar tempo sem fazer nada

Porque é importante os momentos de lazer na nossa vida

A grande questão é que esses tempos quando não se faz nada fazem mais bem do que possa imaginar. Eles são responsáveis por nos dar uma sensação de bem-estar, além de estimularem a nossa criatividade.

É muito importante que aproveite o seu tempo livre para se acalmar, para deixar a sua mente livre das preocupações. Afaste-se dos pensamentos que lhe causam ansiedade e stress. Ao fazer isso consegue reorganizar a sua mente, e desta forma até consegue melhores resultados do que se não o fizesse.

Para que consiga alcançar este estado de relaxamento poderá dar um passeio, andar de bicicleta, ler um livro, ou ouvir uma música calminha. Quem sabe até deitar-se na banheira e aproveitar um banho quente para relaxar.

Aproveite esses momento de forma plena. É aí que a sua mente se tranquiliza. Note que este tempo sem fazer nada é indispensável para manter a sua saúde mental, mas também física.

Desta forma, deve deixar algum tempo reservado para si mesmo, para desfrutar desses momentos da melhor forma. O ideal é escrever na sua agenda e criar uma rotina que os inclua.

Sobre o autor

Sara Paiva editor

Deixar uma resposta