Quais os transtornos de personalidade mais comuns?

PorSara Paiva

Quais os transtornos de personalidade mais comuns?

Os transtornos de personalidade são mais comuns do que se possa imaginar. Muito provavelmente, depois de ler este artigo, vai perceber que conhece uma ou outra pessoa com um destes transtornos. Mais ainda, ao longo do artigo, é muito provável que reconheça em si alguns dos sintomas apresentados, pois as características são comuns a cada um dos problemas.

Mais importante que reconhecer alguém ao nosso lado que tenha algum tipo de transtorno, é importante procurar ajuda o mais rápido possível caso perceba que pode estar a sofrer de algum deles.

Transtornos de Personalidade mais comuns

Existem vários transtornos de personalidade. No entanto, aqui vamos focar apenas naqueles que mais são diagnosticados, pois a probabilidade de conhecer alguém que sofre deles é muito alta. Confira!

Obsessivo-compulsivo / TOC

Este transtorno é caracterizado pelo excesso de zelo com organização, regras e horários. Geralmente estas pessoas são demasiado perfeccionistas, e bastante teimosas também. É comum que elas prefiram estar a trabalhar do que a fazer algo que as distraia.

São muito escrupulosas e inflexíveis, especialmente no que diz respeito à ética e à moral. Elas têm uma enorme dificuldade em delegar tarefas e responsabilidades, e têm uma tendência para acumular coisas e funções.

Dependente

Não é errado sermos um bocado dependentes de algo, ou de alguém, mas ser dependente em excesso é uma doença. Geralmente, as pessoas que sofrem deste transtorno não conseguem ficar sozinhas muito tempo. Assim que termina um relacionamento elas logo procuram outro. Têm também grande dificuldade em decidir-se, e têm uma tendência para delegar responsabilidades, mesmo quando diz respeito à sua própria vida.

estas pessoas não têm iniciativa própria, salvo raras excepções, mas são capazes de fazer loucuras para ganhar a atenção e o carinho das outras.

Histriónico

Pessoas que sofrem deste transtorno não conseguem lidar com a falta de atenção. Elas têm uma necessidade extrema de ser o centro das atenções em todas as circunstâncias.

Por isso, é comum que estas pessoas usem o físico para atrair os olhares, e fazem discursos carentes. Também é comum que acreditem que as relações pessoais que estabelecem sejam mais íntimas do que na verdade o são. Além disso, grande parte das pessoas que sofre de transtorno histriónico apresentam mudanças de humor abruptas.

Narcisismo

Muitas pessoas acham que o narcisismo é apenas uma característica da personalidade de alguém, mas na verdade é um transtorno de personalidade, e bastante comum nos dias de hoje.

Elas fantasiam o sucesso, acreditam piamente que são especiais e que não há ninguém como elas. Por isso elas têm uma grande necessidade de atenção. São pessoas geralmente arrogantes, invejosas, insolentes, acreditam que têm direitos exclusivos a eles, e costumam pensar que são alvos de inveja de toda a gente.

Boderline

Já lhe falamos deste transtorno noutro artigo, mas não podíamos deixar de incluí-lo aqui, até porque é um dos mais comuns actualmente.

Pessoas com este transtorno têm mudanças de humor repentinas, e têm um medo desenfreado de serem abandonados. Muitos apresentam comportamentos suicidas e pensamentos paranoides.

Sobre o autor

Sara Paiva editor

Deixar uma resposta