Ola, caro leitor hoje escrevo para falarmos sobre depressão, você sabe o que é e como identificar? então continue lendo para poder saber.
Depressão ou transtorno depressivo maior é uma doença comum e séria que afeta negativamente como você se sente, como pensa e como age. Contudo, felizmente também é tratável.
A depressão provoca sentimentos de tristeza e/ou perda de interesse em atividades que em momentos anteriores traziam prazer. Pode levar a uma variedade de problemas emocionais e físicos e pode diminuir a capacidade de uma pessoa manter suas atividades normais no trabalho e em casa.
Os sintomas de depressão podem variar de leves a graves e podem incluir:
Além disso, condições médicas (por exemplo, problemas de tireóide, um tumor cerebral ou deficiência de vitamina) podem imitar sintomas de depressão, por isso é importante descartar causas médicas gerais.
Acha que só tristeza indica quando alguém está deprimido? Fique atento! Conheça agora 7 sinais que ajudam a identificar uma pessoa deprimida.
Todo mundo sabe que as doenças psicológicas estão mais presentes em nosso dia a dia que imaginamos. Não é raro alguém muito próximo ser diagnosticado com depressão, por exemplo. Mas, será que você saberia identificar uma pessoa deprimida ao seu redor?
Como você vai ver na matéria de hoje, existem sinais pouco comuns que as pessoas podem apresentar quando estão deprimidas e que vão muito além da tristeza. Por exemplo, você sabe que uma pessoa deprimida pode ficar muito mais estressada que infeliz?
Outro sinal de que alguém está deprimido pode ser o cansaço profundo e injustificado, mesmo pelas pequenas tarefas diárias, que costumavam ser feitas sem qualquer esforço. Dá para acreditar nisso?
O mais interessante de tudo é que os sinais de uma pessoa deprimida não costumam parar por aí. Como você vai ver na lista abaixo, existem muitos outros sintomas que podem indicar que algo não vai bem e que essa pessoa precisa da ajuda de um especialista.
Sem sempre uma pessoa deprimida sente apenas uma tristeza profunda. Irritabilidade e agressividade também são sintomas do problema.
Falta de sono à noite, ou de madrugada, e sono excessivo durante o dia, atrapalhando os compromissos profissionais e sociais.
O corpo e a consciência estão diretamente ligados. Logo, no caso de uma pessoa deprimida, é comum que o organismo reaja com dores inexplicáveis nas costas, nos músculos, na cabeça e assim por diante, quando tenta recuperar a saúde psicológica.
Comportamentos inesperados e impulsivos também são um sinal do problema. Pessoas tranquilas que passam a ter comportamentos destrutivos, que sedem aos jogos do azar sem nunca ter apresentado tendências para isso antes e que passam a ter comportamentos sexuais de risco ou abusivos também podem estar deprimidas.
Essa mudança de comportamento, conforme especialistas, costumam dar apenas alívio temporário, mas, mais tarde, acabam apenas aumentando o vazio interno.
Sentir-se culpado e inútil com frequência, por motivos incertos, pode indicar uma pessoa deprimida.
Cansaço e falta de energia para as tarefas que costumava realizar sem problemas também podem ser sintomas de uma pessoa deprimida. Claro que é possível que essa seja uma consequência da insônia, mas se até mesmo as pequenas tarefas estão cansando e precisando de um tempo maior para serem realizadas, este pode ser um sinal de problemas mais sérios.
Problemas de memória, de foco, perdas de objetos e esquecimento de compromissos importantes também pode ser um sinal de uma pessoa deprimida.
E então, você conhece alguém que possa estar deprimido? Você mesmo, por exemplo, não costuma apresentar alguns desses sintomas frequentemente? Pense bem e, se for o caso, não exite em procurar um especialista ou de aconselhar quem precisa a procurar por ajuda.
Sobre o autor