Síndrome de Capgras – O que é?

PorSara Paiva

Síndrome de Capgras – O que é?

Já conheceu alguém que trata as pessoas à sua volta com um sentimento de posse muito grande? Já conheceu alguém que de repente acha que está a lidar com um impostor? Que deixa de reconhecer a própria mãe por achar que se trata de um ET? É provável que esteja a lidar com alguém que sofre de Síndrome de Capgras.

O que é a síndrome de Capgras

A síndrome de Capgras é uma desordem que faz parte do processo psicótico. A pessoa que sofre desta síndrome acredita que uma pessoa próximo foi substituída por outra, mesmo que o corpo seja igual.

O facto de acreditar nisso faz com que tenha um medo constante, além de acabar por ser rejeitado por essa pessoa, que geralmente faz parte da sua família.

Jean Marie Joseph Capgras foi quem descobriu este transtorno, um psiquiatra francês, no início dos anos 20 do século XX.

Sintomas desse transtorno

Existem sintomas muito óbvias da síndrome de Capgras, entre os quais se destacam a rejeição e a tentativa de evitar o contacto com determinado membro da família.

Trata-se de uma perda de reconhecimento emocional. Apesar de reconhecer a pessoa que está à sua frente, e apesar de se lembrar, perdeu-se o vínculo emocional entre eles, e por isso é considerado um estranho.

Causas da síndrome de Capgras

Não existem muitos estudos sobre esta síndrome, e por isso é difícil reconhecer as verdadeiras causas para esta síndrome. Além disso, como a síndrome de Capgras apresenta sintomas muito parecidos com outros distúrbios psicóticos, torna ainda mais difícil um estudo complexo da síndrome em questão.

Dos estudos realizados, apesar de escassos, podemos tirar uma conclusão:

  • Os pacientes apresentam danos no sistema que os impedem de activar o emocional em relação aos familiares.

Diagnóstico

Para se fazer o diagnóstico deverão ser realizados testes de fluência verbal, semântica e fonológico com o intuito de avaliar a comunicação, pois nos pacientes de síndrome de Capgras foi evidenciada uma redução na fluência verbal.

Deve ainda realizar-se:

  • Teste dos cubos (Wais)
  • Teste multi-tarefa
  • Testes verbais para avaliar estado da memória

Tratamento para a síndrome de Capgras

Como as causas desta síndrome ainda são desconhecidas, não existe de momento um tratamento para a doença. Apenas se usam medidas paliativas.

O intuito do tratamento é o de controlar os sintomas usando alguns medicamentos psicotrópicos como anticonvulsivantes e antipsicóticos. São usados também ansiolíticos.

A terapia psicológica é fundamental para o processo de forma a que o paciente consiga realizar uma reconstrução cognitiva.

Sobre o autor

Sara Paiva editor

Deixar uma resposta