Transtorno de ansiedade generalizada

PorSara Paiva

Transtorno de ansiedade generalizada

O Transtorno de Ansiedade Generalizada é considerado uma doença causada pela hiperativação, caracterizada por sentimento de medo e ansiedade.

Transtorno de ansiedade generalizada, o que é?

Ansiedade é uma reacção considerada normal num ser humano, em redor de dúvida, expectativa ou medo. Quando este começa a interferir nas actividades do dia a dia de forma irregular de longa duração começa a ser preocupante.

Os processos químicos e físicos presentes no corpo quando passamos por uma situação mais stressante, faz com que a ansiedade aumente.

A hormona, cortisol, ajuda a preparar o corpo para lutar e fugir que por sua vez explica os sintomas físicos que vão sendo apresentados pelas pessoas com ansiedade.

Exemplificando, uma pessoa depara-se com um animal selvagem e nisto fica assustada sem saber como reagir. Nessa situação, o corpo vai preparar um mecanismo de defesa para se defender, fugir e atacar. Tudo irá acontecer sem que a pessoa dê por isso, simplesmente acontece tão rapidamente que não temos percepção do processo.

No entanto, a ansiedade faz parte da nossa sobrevivência, obviamente podendo tornar-se mau quando é excessiva, visto que, em vez de superar um determinado obstáculo, acaba por se tornar num, até porque produz uma resposta inadequada.

O transtorno de ansiedade generalizada é muito marcado por um sofrimento excessivo. É também marcada quando se denota uma preocupação grande com determinado acontecimento por quase um ano.

Entre o transtorno de ansiedade generalizada e os ataques de pânico a única diferença existente é que no transtorno os sintomas são existentes ao longo do tempo.

Quais são os sintomas?

ue

  • Preocupação e sentimentos de apreensão durante tempo excessivo
  • Tonturas
  • Instabilidade
  • Sensação de pressão no peito
  • Dificuldade em engolir
  • Sensação de estrangulamento
  • Náusea
  • Boca seca, tremores, palpitações, transpiração
  • Tensão muscular e dor
  • Medo de perder o controle, medo de morrer, loucura.
  • Episódios de irrealidade, despersonalização.
  • Irritabilidade, dificuldade em concentrar.

Transtorno de ansiedade generalizada é comum? Quem afecta mais?

Ansiedade é um sintoma muito comum, mas o transtorno de ansiedade generalizada por sua vez é raro. Só é levada em consideração como diagnóstico quando não se explica por outra doença mental.

No entanto, o sexo feminino é o mais afectado. Apesar disso, a doença pode acometer pessoas de ambos os sexos e de qualquer idade.

Ansiedade e depressão

Ambos estão relacionados, visto que, quando uma pessoa sofre de ansiedade, pode vir a desenvolver uma depressão, e quem sofre de depressão quase sempre sofre de ansiedade.

A estes problemas devemos ter também em conta outras doenças, o facto de se sentir sozinho, e também a falta de recursos económicos e sociais.

Outro ponto de grande importância são os tratamentos. Para o tratamento deste transtorno faz-se uso de ansiolíticos e antidepressivos.

Sobre o autor

Sara Paiva editor

Deixar uma resposta