Xinguilamento, Manifestação espiritual e Transe

PorGelson Daniel

Xinguilamento, Manifestação espiritual e Transe

Xinguilamento, Manifestação espiritual e Transe

Por: Kelson Teixeira 

Inicialmente gostaria de dizer que as coisas de Deus e do espírito não podem ser definidas e perfeitamente compreendidas segundo a visão humana ou fundamentos científicos, porém, os comportamentos adoptados pelos indivíduos sim, poderão ser definidos ou classificados baseados em padrões cientificamente comprovados…

O Xinguilamento é a comunicação entre um indivíduo da comunidade com os espíritos dos seus entes queridos já falecidos, para que o espírito possa se manifestar, ser atendido em seus anseios e depois voltar para seu universo espiritual.


No ritual, a pessoa possuída entra em transe (xinguilamento) ao receber a manifestação dos espíritos. Uma série de obrigações é estabelecida nessa comunicação, como as oferendas de comida, bebida e outros bens aos espíritos dos ancestrais, que devem ser diariamente invocados e venerados. O fenómeno é considerado fundamental para que a harmonia da pessoa na comunidade se estabeleça e se mantenha. Conceito apresentado num documentário apresentado pela Televisão Publica de Angola, dirigida por Marisol Kadiegi e produção de Nok Nogueira.

Manifestação Espiritual, também conhecida como Mover espiritual, também chamado mover do Espírito, mover de Deus é uma manifestação sobrenatural ou não, que é considerada pelos cristãos como realizada por Deus.


São para muitos espectadores coisas impressionantes ou até mesmo assustadoras em um primeiro contato, por se caracterizarem por manifestações em que as pessoas muitas vezes não se controlam por estarem muito emocionadas.
Dentre as várias manifestações, existe o falar em línguas, a unção do riso, a unção dos quatro seres, o cair no Espírito, o arrebatamento de sentidos.
Em diversos cultos, pessoas podem cair, pular, rodopiar, dar gargalhadas, tremer o corpo, chorar, correr, tudo isso sem vontade própria quando o acontecimento for realmente verdadeiro e sincero da parte do que o manifesta.

Transe, definida pelo dicionário informal pelo Estado de ânimo em que pessoa perde a consciência real; alucinação provocada por meios internos e/ou externos. O termo transe vem do latim transire e significa “ir para além de”. De acordo com a Grolier Multimedia Encyclopedia, “o transe é uma condição de ‘como se estivesse dormindo’ na qual a reação de uma pessoa aos estímulos e ao conhecimento do que está acontecendo é mínima”.

Existem diferentes níveis de transe, que variam de um transe leve, semelhante a um estado de leve distração ou devaneio, a um transe profundo ou sonambúlico. O transe profundo é definido como “uma condição que, muitas vezes simula a morte, em que há uma suspensão total do poder do movimento voluntário, e a abolição de todas as evidências da actividade mental e a redução a um mínimo de todas as funções vitais, a fim de que o paciente permaneça imóvel e aparentemente inconsciente dos objectos no ambiente, enquanto as batidas do coração e a respiração, embora ainda presentes, estão quase ou completamente imperceptíveis.” Um estado de transe médio ou intermediário é, muitas vezes, acompanhado por movimentos ideomotores e catalepsia – o movimento ou o endurecimento de partes do corpo sem qualquer controle consciente aparente – como se o corpo, ou partes dele, tenha sido dissociado da personalidade consciente da pessoa.

Na escola fenomenológica, o transe é um estado alterado de consciência, enquanto na escola freudiana (Dr. Freud) é um estado de inconsciência dominado por pulsões, sendo que a teoria dos sistemas fala de estados subliminares.

Tipos de Transe

*Transe patológico – Traumatismo Crânio-Encefálico (TCE) ;
Estado de coma;
Delírio febril e outros…

*Transe espontâneo ou natural
Médiuns;
Sonâmbulos.

*Transe provocado ou induzido
Ação magnética – hipnose e sugestibilidade;
Efeitos de substâncias químicas – medicamentos, drogas lícitas e ilícitas

Hoje pra mim é importante referenciar que tanto nas manifesta

ções religiosas como no xinguilamento o indivíduo entra em estado de TRANSE que é essa alteração do estado de consciência, porém, os factores que desencadeiam esse mesmo estado variam em função do contexto, por exemplo, o Transe patológico geralmente está associado a uma doença do fórum psicológico enquanto que no Xinguilamento o transe acontece baseado num conjunto de crenças e rituais culturais e nas Manifestações religiosas tudo acontece baseado na fé e fundamentos bíblicos, sem que os mesmos tenham alguma patologia do fórum psicológico, o que muitas vezes pela não justificação científica dessas manifestações surjam descriminações e julgamentos, demonstrando que um indivíduo precisa de sabedoria para compreender e respeitar…

Uma grande diferença entre o Transe patológico e os outros tipos de Transe do âmbito religioso e cultural é que geralmente o perder da consciência no Xinguilamento ou nas Manifestações espirituais são muito bem delimitadas, pois acorrem comummente em lugares bem definidos e após um conjunto de práticas predefinidas enquanto que no contesto patológico o indivíduo entra em transe em situações inadequadas e inesperadas.

Dada a complexidade da natureza humana, o comportamento humano pode ser compreendido e definido segundo fundamentos científicos, culturais e religiosos, porém, é necessário a existência de sabedoria e humildade científica para se respeitar as mais diferentes abordagens e fundamentos…

Sobre o autor

Gelson Daniel editor

Deixar uma resposta